quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Representações do CMMI


Olá leitores,

Como foi falado

antes existe dois tipos de representações no CMMI a "estagiada" e a "contínua" onde cada uma delas possuem várias carac´téristicas e níveis, o quadro ao lado mostra como são estruturadas essas representações e quais são as áreas de processo que engloba em cada um desses níveis.

Características da Estagiada:

  • Melhorar o desempenho em um processo único;
  • Melhorar o desempenho em várias área alinhadas aos objetivos de negócio da organização;
  • Nivéis de capacidade utilizados para medir as melhorias;
  • Melhorar diferentes processos com diferentes classificações;
  • Apropriado para quem sabe que o processo deve ser melhorado;

Características da Contínua:

  • Enfoque de melhoria do processo de forma sistemática e estruturada;
  • Atingir cada um dos estágios garante a base fundamentada nescessária para o próximo estágio;
  • Áreas de processo organizada em níveis de maturidade;
  • Permite a organização ter um caminho evolutivo pré-definido para melhoria;
  • Apropriado para quem não sabe como inciar um processo de melhoria ou qual processo deve ser prioridade;
  • Possui grande número de casos de estudo e dados históricos de práticas bem sucedidas;

Na representação estagiada é caracterizado por Níveis de maturidade.

  • Nivel 1, ela é tão boa quanto o gerente de projeto;
  • Nivel 2, os planos são realistas e documentados e servem de base para o gerenciamento do projeto nela é que engloba as áreas de processo: Gerência de acordos com os fornecedores; Medição e análise; Garantia da qualidade de processo e do produto; Gerência de configuração; Gerencia de requisitos; Planejamento de projeto; Acompanhamento e controle de projetos;
  • Nível 3, a gerência de projetos está baseada em um processo definido e é derivada do acervo da organização, nesse é engloba as áreas de processo: Gerência integrada de Projeto; Gerência de risco; Análise de Decisão e Resolução; Validação; Treinamento organizacional; Foco no processo organizacional; Definição do processo organizacional; Desenvolvimento de requisitos; Solução técnica; Integração de produto; Verificação;
  • Nível 4, técnicas estatísticas e quantitativas são usadas para gerenciar a execução do processo e a garantia de qualidade do produto engloba as áreas: Desempenho do processo organizacional; Gerencia quantitativa dos processos;
  • Nível 5, a gerência é executada dentro de um ambiente para melhoria contínua, engloba as áreas: Inovação e Melhoria organizacional; Análise de causa e resolução;

Link: http://www.asrconsultoria.com.br/docs/SPIN_BH_CMMI.pdf

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